01 nov OS VELHOS PROBLEMAS DA PRODUÇÃO
Quando aumenta a demanda também aumentam os problemas.
Mas esta frase não precisa ser uma regra.
Na medida em que surgem novas tecnologias e novos sistemas de controle da produção, os problemas devem ser mitigados e exterminados o mais rápido possível.
O aumento da produção deve ser motivo de alegria e não de preocupação ou desespero.
Surge então o Planejamento Estratégico que, deve levar em conta os períodos onde o aumento da demanda pode se tornar o diferencial que vai alavancar a sua empresa, num momento em que os outros não terão como atender as necessidades do mercado.
Vejamos alguns problemas comuns apresentados nos sistemas de injeção e sopro que levam ao desperdício de matéria prima, tempo e produto final: resíduos de troca de cor, queima e dificuldade na troca de matéria prima.
Há anos o mercado do plástico enfrenta estes problemas e quilos de matéria prima virgem são perdidos no processo de remoção de resíduos de cor ou queima, numa tentativa cara e muitas vezes frustrada de tentar resolver o problema. Se não bastasse a perda da matéria prima, quem está no mercado sabe o custo e a dificuldade de aquisição das resinas que muitas vezes se encontram escassas.
Mas existe uma maneira de resolver o problema com um custo menor?
Sim, com Planejamento Estratégico.
Em nosso Blog publicamos o conteúdo: Reduza os problemas na fabricação de peças na indústria do Plástico, onde apresentamos algumas estratégias que irão auxiliar sua empresa a mitigar os problemas, mas agora estamos falando em ampliar este conhecimento incluindo o Planejamento Estratégico.
Através do Planejamento Estratégico você irá definir os Objetivos, as Ações que deverá tomar para alcança-los e os Recursos que usara para colocar as ações em pratica.
Tomemos como exemplo: diminuir o desperdício de matéria prima quando há aumento da demanda.
O uso do agente de purga Purgex se mostra eficiente para redução do desperdício de matéria prima agilizando a retomada da produção. Limpando o maquinário, removendo resíduo de cores e de queima além de lubrificar a máquina.
Mas é caro investir em um agente de purga?
A resposta é NÃO, principalmente se levarmos em conta o custo da matéria prima perdida, o tempo de máquina trabalhando na limpeza (sem estar produzindo) e os clientes que posso estar perdendo por não atender aos prazos de entrega exigidos.
Ao fazer um Planejamento Estratégico é preciso levar em conta o método atual e contabilizar os custos, verificando o que pode ser aprimorado, ajustado e otimizado o que existe , estabelecendo objetivos, de forma a tomar ações eficientes que levem a resultados melhores do que você está alcançando hoje…. (…continua na próxima semana).
Nenhum Comentário