RESINAS RECICLADAS E ADITIVOS

Nas matérias anteriores falamos em Economia Circular e Preocupação Ambiental de tal forma que o uso de materiais a base de polímeros passaram a se tornar viáveis para a manutenção da qualidade da vida no planeta quando pensamos no Consumo Consciente e no descarte adequado para produção da reciclagem ou reuso destes polímeros.

Chegamos então aos Bioplásticos e as PCRs (Resinas Pós Consumo) que tem ganhado muito espaço num mercado cada vez mais preocupado com a questão da Sustentabilidade e a Circularidade.

Já falamos sobre Bioplásticos mas gostaríamos de falar uma pouco mais sobre as PCRs.

As Resinas Pós Consumos (PCRs) são fabricadas a partir da extrusão dos mais variados polímeros e por este motivo muitas vezes este produto contém contaminação, baixa qualidade mecânica e um aspecto visual que nem sempre é atrativo aos mais variados setores da indústria do plástico.

Surgem então os aditivos que visam melhorar as características mecânicas e óticas das PCRs e masterbatches que buscam a padronização da cor levando a resina a um aspecto físico e químico cada vez mais próximo do encontrado em seu estado natural (resina virgem).

A tecnologia oferecida por estes aditivos foi, por muito tempo, vista como um custo agregado muito alto e desnecessário. A indústria não via a “necessidade” do uso de aditivos para o aproveitamento de uma resina reciclada preferindo investir em resina virgem.

Contudo, a escassez de matéria prima e o crescimento da Economia Circular mostrou, na pratica, que este investimento era necessário e fundamental para que a indústria do plástico continuasse a crescer e se modernizar.

Quando o Purgex surgiu a cerca de 30 anos, muitos acreditavam que não valia a pena investir em um agente de purga para agilizar a troca de matéria prima ou a troca de cores, no entanto, nos dias de hoje todo mundo reconhece a necessidade de agilizar a produção e reduzir o desperdício.

O uso de Purgex é uma pratica muito comum em empresas dos mais variados setores.

Na medida em que as empresas investem em novas tecnologias buscam melhorar seu desempenho e sua posição num mercado cada vez mais competitivo, por isso é preciso ficar de olho na produção, desde a matéria prima até o produto final.

Verifique e busque mais informações sobre o uso de PCRs e aditivos e veja se este material pode gerar resultados positivos em sua produção, conheça um pouco mais sobre a linha de produtos Purgex e veja se é possível agilizar a retomada.

As vezes o diferencial está no investimento em novas tecnologias.

 

Nenhum Comentário

Gostou? Faça um comentário!