Preocupação Ambiental

Você sabe o que é: Preocupação Ambiental?

A maioria das pessoas vai responder que sim, pois nos dias atuais o tema ganhou muita relevância em todos os canais de comunicação, escolas e até mesmo no cotidiano.

Mas o conceito de Preocupação Ambiental não se restringe ao fato de se “estar preocupado com a natureza” como pode sugerir uma simplificação do uso deste termo.

Quando falamos em Preocupação Ambiental devemos pensar na forma como preservar as condições ideais de subsistência do ser humano.

Embora este conceito apareça associado a preservação da natureza ele na verdade esta diretamente relacionado a preservação da espécie humana e de sua condição de vida saudável no planeta.

A necessidade de se pensar em preservar a natureza surgiu quando o ser humano percebeu que dependia dos recursos naturais e que eles poderiam se esgotar ou que o “mal uso” estava gerando prejuízos gigantescos para a vida humana na terra.

O uso de alguns recursos naturais mudou e alguns produtos que eram utilizados em grande escala caíram em desuso por serem extremamente nocivos a condição de qualidade de vida na terra.

Um produto que gerou muita discussão e que se tornou proibido no mundo inteiro por ser muito prejudicial a manutenção dos biomas terrestres foi o CFC ( Clorofluorcarbono).

Se voltarmos no tempo muitos aerossóis continham um produto chamado CFC (Clorofluorcarbono) e seu uso era permitido, pois não se sabia os malefícios que estes gases causavam a camada de ozônio que protege a terra da incidência de raios solares nocivos. Somente em 1988 (cerca de 35 anos) o uso deste gás foi proibido no Brasil e um estudo publicado em janeiro deste ano pelas Nações Unidas demonstra que há possibilidade de recuperação dos prejuízos causados pelo uso do gás ao longo de décadas, desde que se mantenha a proibição e diminuição de poluentes agressores da camada de ozônio.

Então quando você falar em Preocupação Ambiental amplie seus conhecimentos pois não estamos falando apenas em proteger a natureza, estamos falando em proteger todas as formas de vida na Terra.

Nos dias de hoje se fala muito em diminuir o desmatamento de florestas, por exemplo, mas pouco se fala em diminuir o consumo.

O consumo consciente é um ato de Preocupação Ambiental que deve ser mais valorizado por uma sociedade preocupada com a vida.

LUCY NONNO
PEDAGOGA COM PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS E PSICOPEDAGOGIA
Nenhum Comentário

Gostou? Faça um comentário!