23 jun DIMINUINDO O RESIDUO
Se vamos ampliar as práticas de Educação Ambiental com atitudes que visem melhorar a vida no planeta temos que pensar em formas de diminuir a produção de resíduos.
Falamos em Consumo Consciente e esta ideia deve ser divulgada nas empresas para que os colaboradores se sintam motivados a praticar hábitos de consumo que estejam voltados para a diminuição do desperdício e do descarte inadequado. Mas a empresa precisa dar o exemplo.
O que sua empresa está fazendo para diminuir a produção de resíduos?
Sabemos que há algumas décadas as grandes empresas produtoras de matéria prima e produtos à base de Polímeros e Biopolimeros começaram a se preocupar em melhorar a imagem de seus produtos, investindo em tecnologias e maneiras de diminuir os impactos que estes causam ao meio ambiente.
Algumas indústrias praticam o zero desperdício, ou seja, reciclam totalmente as aparas geradas no processo de fabricação, recuperando e aproveitando 100% da sobra de sua produção.
Também encontramos outras iniciativas de empresas que se destacam no lado sustentável, fazendo o reprocessamento de paletes de madeira, água de reuso para plantas, descarte seletivo de resíduos com empresas especializadas, reciclagem, plantio de arvores para reflorestamento de áreas degradadas.
Outro destaque é o uso de Resina PCR (Pós Consumo Reciclada), de Alta e Baixa Densidade. Ela é gerada de produtos reciclados, ou seja, embalagens feitas de PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS, entre outros. A grande vantagem desta resina é que ela diminui o gasto com energia na produção, reduz emissão de gases estufa, diminui o resíduo de plástico e promove a economia circular.
Também pode ser implementado o uso do agente de purga, uma tecnologia que surgiu para agilizar a produção e contribuir para a redução da produção de resíduos.
O agente de purga Purgex está no mercado há mais de 30 anos e contribui para a diminuição de resíduos pois reduz o consumo de resina virgem usado para limpeza da máquina ou desperdiçado na produção de peças com defeito, reduz o gasto de energia pois a máquina será limpa em menos tempo, além de neutralizar os gases HCL emitidos no processo de produção.
No Brasil podemos contar ainda com o apoio do SEBRAE que fornece uma cartilha explicativa de condutas que podem ajudar a sua empresa a diminuir a produção de resíduos.
Vejamos algumas condutas: Primeiro faça um diagnóstico dos resíduos que estão sendo produzidos por sua empresa, busque apoio técnico e veja se é possível fazer ajustes de procedimento para diminuir a produção de resíduos (trocar equipamentos antigos, ajustar procedimentos, implementar novos processos, etc.), veja a possibilidade de reciclar ou reaproveitar esses resíduos de maneira a minimizar o impacto dos mesmos (criar parcerias com outras empresas as vezes é uma ótima solução), planeje o gerenciamento dos resíduos produzidos e monitore os resultados a partir das ações implementadas… você poderá se surpreender com os resultados.
É preciso “estar aberto” a novas formas de pensar a produção, analisando os resultados do ponto de vista econômico e ambiental, pois em ambos os lados sua empresa estará ganhando.
Devemos repensar a produção com base na avaliação da quantidade de resíduos produzidos, visto que estes podem ser um fator gerador de um prejuízo que não está sendo contabilizado e que pode se transformar em ganho.
Diminuir os prejuízos causados com a produção de resíduos gera ganhos econômicos, ambientais e sociais que merecem a atenção de uma indústria que tem Preocupação Ambiental.
Nenhum Comentário