CORAGEM PARA MUDAR

Falar sobre Planejamento Estratégico nestas últimas semanas tem sido um grande desafio, visto que o assunto é muito vasto, complexo e de grande importância.

Sempre estamos buscando oferecer um conteúdo que leve a reflexão sobre a forma como você está produzindo e como podemos ajudar a melhorar esta produção, causando um impacto positivo nos resultados.

Dentre várias abordagens sobre Planejamento Estratégico e métodos de construção ou modelos, achamos que poderíamos contribuir apresentando um quadro simples e bastante impactante, se analisarmos do ponto de vista da avaliação de nossos objetivos e metas.

Escolhemos o modelo de Analise SWOT.

A Analise SWOT foi criada na década de 60 por Albert Humphrey, consultor em gestão do instituto de pesquisas da Universidade de Stanford, num tempo em que o planejamento empresarial nem era tão difundido, mas ele mostra com uma clareza solar como devemos “olhar” a empresa.

As Letras  SWOT representam as seguintes situações a serem analisadas S –( Strenghts) Forças, W – (Weaknesses)  Fraquezas, O – (Opportunities) Oportunidades e T – (Threats)  Ameaças, dispostas num quadro conforme demonstrado abaixo:

Elencar as forças e fraquezas internas que ajudam e/ou atrapalham o seu crescimento e por outro lado elencar os agentes externos aqui considerados como oportunidades e/ou ameaças que podem alavancar ou impedir o seu crescimento, podem servir como um “norte” para que você inicie o seu Planejamento Estratégico.

Mas é preciso Coragem para começar e Comprometimento de toda a equipe.

Rever as estratégias e processos é sempre um desafio para qualquer empresa.

A empresa Purgex esta há mais de 20 anos no Brasil e, neste tempo, percebemos que os clientes  queriam um produto que resolvesse um determinado problema na produção então, na maior parte das vezes, chegamos “apagando incêndios”, resolvendo Fraquezas.

Mas o Purgex poderia ser uma Força dentro da empresa?

Quando chegamos resolvendo problemas da produção mostramos para o cliente a importância de um sistema profissional de limpeza e manutenção do maquinário e o Purgex passa a ser uma material de uso permanente assim como as resinas de produção.

Ele passa a ser uma Força e também um diferencial na produção.

Mas ele deveria ser encarado como uma Oportunidade para prevenir Ameaças e Fraquezas. Para isso seria necessário que a empresa encarasse o desafio do Planejamento Estratégico e a Coragem de Mudar.

Nestas três últimas semanas estamos falando em traçar metas e objetivos que levem a ações transformadoras, contudo todo este Planejamento só será eficaz se tivermos a coragem de investir na inovação e investirmos em uma avaliação comprometida do sistema de produção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum Comentário

Gostou? Faça um comentário!